Dicas para um final de Ano Sóbrio
- José Lurker
- 25 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mai. de 2024
Como este é o período das festas de final de ano, procure estar seguro e proteja sua sobriedade.
Planeje-se com antecedência; recuse convites que você sabe que podem ser perigosos para você ou onde haja álcool e drogas fartamente disponíveis.
Planeje participar de eventos sóbrios, sempre que possível. Você pode procurar participar de encontros com um amigo que também esteja sóbrio.
Não antagonize quem está bebendo – isso é problema deles. Fique longe daqueles que o desafiam – aquele tio bêbado, o primo chato ou o parente que não tem limites e também não respeita seus limites.
Não aceite bebidas que você não tenha servido ou que não tenha visto serem servidas.
Tenha em mente uma estratégia de "fuga" caso você se sinta desconfortável. Uma explicação pode ser oferecida ao anfitrião para sua partida antecipada, mas de forma alguma é necessária.
Chegue tarde e saia mais cedo; somente comparecer nas festas de fim de ano já está de bom tamanho.
Sempre que possível, tenha seu próprio transporte ou um acordo prévio com um motorista para ir embora em situações eventualmente complicadas.
Outra possibilidade é usar um motorista de aplicativo ou um táxi. No mínimo saiba onde e como acessar o transporte público local.
Outras armadilhas nas festas de final de ano, pelo menos para mim, são as lembranças dos destroços do meu passado.
Com tempo livre e todo o "clima de Natal", é fácil cavar um poço de auo-piedade. Tente não se isolar. Escrever uma lista de gratidão pode ajudar - para isso você pode usar o bloco de anotaçõesdo seu celular, computador ou mesmo fazê-lo mentalmente. O importante é a consciência de que temos muito a agradecer. E fazê-lo.
Muitos de nós têm muitas lembranças de todos os danos que causamos quando estávamos usando - essas lembranças podem doer ainda mais durante as festas.
Nós não somos uma massa amorfa, boa parte das pessoas se diverte sem bebida, cocaína ou qualquer substância que altere o humor. Podemos lembrar o que acontecia no dia seguinte quando bebíamos e usávamos e onde ia parar nossa diversão.
Se nós podemos, então você também pode.
Boas 🥳 Festas e Boa Entrada de Ano.
(Texto baseado na dicas enviados em um grupo de emails de CA pelo companheiro Rick A.)

Comments