top of page

Porque é tão difícil

  • Foto do escritor: José Lurker
    José Lurker
  • 28 de mai.
  • 3 min de leitura

"Porque aprender-a-viver é que é o viver, mesmo. (...) Travessia perigosa, mas é a da vida. Sertão que se alteia e se abaixa. (...) O mais difí­cil não é um ser bom e proceder honesto; dificultoso, mesmo, é um saber definido o que quer, e ter o poder de ir até no rabo da palavra."

Grande Sertão: Veredas


É bem complexo. Para alguns, parece um pouco mais fácil. Para outros, difícil. Alguns, então, uma calamidade. Outros morrem no caminho. Outros tentam, tentam, tentam. Estou entre os difíceis. Quase.... bem . Calamidade. Uns tomam uma decisão: chega. Basta. Eu tenho um vício (sim, não sou só um adicto ou um dependente químico: é um vício).

Um paredão

Uma enorme, colossal, gigantesca dificuldade para deixar de usar. E vivo um momento particularmente difícil. Simplesmente não estou conseguindo. Internação. Sim, sempre é uma possibilidade. Mas já foram tantas. E agora, em especial, é um momento ruim para ausentar-me de minha vida real. A facilidade para obter as drogas chegou a um grau impressionante: delivery na sua porta. E eu sou a prova viva de que se um adicto quer usar, ele vai usar. Adicto não quer: precisa. A droga 💉 faz parte da vida dele como o coração ❤️ que bate.

Em cada célula

Está tão inserida em todo seu organismo, dentro de xada célula, que a vida e a droga caminham de mãos dadas. Ledo e ivo engano: a droga é a mensageira da morte. Uma pílula 💊 dourada: um finíssimo revestimento dourado - eros e um enorme núcleo negro - tânatos. Porque é tão difícil? É químico. É físico. É psíquico. É espiritual. A droga contaminou tudo. Mr. Hyde sequer se esconde mais. Ele gargalha. Mas uma coisa é verdade a recusa da ajuda. Sozinho, para alguns, dá. Aqueles, famosos, um pé de cana conhecido que diz para si mesmo: nunca mais. Pronto. Parou. Sinto inveja. Ou aquele que, depois da primeira reunião de AA entendeu e ... fim. Invejo. Ou a primeira Internação: pronto, caiu a ficha. Inveja. Eu não estou conseguindo parar e preciso urgentemente de uma técnica para aprender a pedir ajuda. Porque eu sou que tentam, tentam, tentam. Agora tenho todos os motivos do mundo para parar: e só repito, dia após dia, os mesmos erros. E o resultado é diferente? Nada.

Um dia de cada vez 🙏

Repetir os mesmos erros esperando resultados diferentes é pura insanidade. O adicto na ativa está insano. Falta-lhe saúde. A droga encravada no cérebro de réptil. Pedir ajuda. Grupos. Um dia de cada vez. Não troco meu pior dia sóbrio pelo meu melhor dia drogado. Evite o primeiro gole. Tiro. Raio ⚡️. Vamos. Você está velho. Tem ainda um resto de tempo que Deus está lhe concedendo para conhecer um novo modo de vida. A decisão não é a mensagem - o zap - para o traficante. A decisão é hoje - só por hoje - não vou usar. Você já sabe: já passou por isso: depois de uns dias, umas semanas, a poeira baixa. O fog atenua. Você volta a enxergar o mundo, não por detrás das cortinas. Faça por você, cara. Pelo resto de vida que ainda tem. Volte ao caminho da Recuperação. Viva sóbrio. A vida vai te recompensar. Mas pare. Só por hoje. Todas as outras técnicas você já tentou. E você sabe: ninguém para de beber, bebendo. Tem uma vida a sua espera. Limpa. Quase normal. Não se engane, também. Normal? Nunca mais.

ree

 
 
 

Comments


bottom of page